sexta-feira, 13 de abril de 2007

Apocalipse 1ª parte - O Trânsito.

Mesmo que esse seja um espaço para discutir matemática, ensino, etc. , vou falar das "outras coisas".
O mundo está vivendo seus últimos dias. Não é um tema religioso, nem ecológico pelo aquecimento global. É apenas uma constatação de quem observa o comportamento das pessoas e os fatos. As pessoas tem atitudes completamente contrastantes com o que exigem da sociedade. Vejo tantos absurdos, começando na minha escola, nas atitudes dos alunos e de alguns colegas de profissão. Parece tão absurdo que não parece real. Isso que apenas vejo o noticiário e as coisas que acontecem pelas ruas onde passo. Basta isso para ficar estarrecida e indignada.
O trânsito.
Em Rio Grande, um verdadeiro CAOS. A muito tempo sei que o pisca é um equipamento totalmente dispensável nos veículos, por que não é um opcional de fábrica? Só não sabia que seres irracionais podiam tirar carteira de habilitação. Eu dirijo e percebo que não existe respeito algum por motoristas como eu, na verdade qualquer tipo de motorista. Os motoristas põem a vida dos pedestres em risco e o contrário também.
Repensei a minha atitude de pedestre quando me tornei motorista. Pedestre não olha quando vai atravessar a rua, nem quando está diante de um semáforo. O que é semáforo? Deve ser enfeite para alguma festa, tem luzes coloridas, ah, deve ser homenageando o Rio Grande do Sul, tem as cores vermelho, amarelo e verde! Aprendam comigo, amarelo significa ACELERE! Verde significa: PASSE POR CIMA DOS OUTROS! E vermelho significa: DÁ TEMPO, A OUTRA SINALEIRA AINDA NÃO ABRIU! Então se um motorista está aguardando o sinal verde, ele ainda tem que esperar um pouco até os outros decidirem que vermelho é para parar. Aí o que acontece: o apressadinho que está parado atrás, buzina, indicando que o sinal está verde. Ora, ora, não sei como ainda não aconteceu acidente mais grave.
Vamos nos acostumando com esse bagunça e às vezes o bom motorista tem que descumprir a lei para não causar calamidade ainda maior. E o limite de velocidade? Isso não existe, está competindo com Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, também está concorrendo com a lenda do político honesto. Fiz um pequeno cálculo. O limite de velocidade da estrada RG - Cassino é de 60 km/h. Mantendo-se essa velocidade em média , leva-se para o percurso cerca de 20 minutos. Se a velocidade média for de 80 km/h o percurso leva cerca de 15 minutos. Como essa velocidade ultrapassa 20% da velocidade máxima o condutor pode ter seu veículo apreendido e multa, sendo a falta gravíssima pelo código de trânsito. Eu como ando de moto, aumentar minha velocidade em mais de 20 km torna-se pontecialmente mortal. Parachoque de moto é a cara do motociclista. Não quero arriscar minha vida para chegar 5 minutos mais cedo. É simplesmente patético, ver os carros me ultrapassarem, quase me tiram fora da estrada (lembrando a estrado para o Cassino não tem acostamento) e quando chega na lombada eletrônica eles passam a 20km/h, 30 quando muito. Se a velocidade permitida é de 50km/h. Ainda consigo passar por esses carros na Avenida Rio Grande, mantendo a velocidade permitida.
Sem falar nas carroças, bicicletas, cachorros que atrapalham o tráfego. E não é só RG, nem preciso citar estatisticas, mais mortes pelo trânsito do que qualquer guerra. Aceitamos isso sem nenhuma reflexão. E o trânsito é uma das poucas coisas que podem ser mudadas facilmente, basta cada um "usar o pisca".

3 comentários:

Luciane disse...

Acho incrível que a gente veja no jornal que o trânsito matou tantas pessoas no feriado e etc e tal... É o trânsito que mata? Ou são as pessoas que se matam e levam consigo uma meia dúzia as vezes? O ser humano perdeu o respeito pela vida alheia...

Dob Azeda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dob Azeda disse...

Muito obrigada Luciane, pelos comentários. Assim não me sinto tão sozinha nas minhas indignações. No momento é o que falta para a sociedade indinar-se e além disso agir.